Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
A grande perda de peso e o excesso de pele que fica após a cirurgia bariátrica são muito comuns entre os pacientes que passam por esse procedimento.
Acontece que essa condição pode provocar ao paciente alguns problemas posturais, de equilíbrio, de integração social, dificuldade ao realizar exercícios físicos, bem como afetar a autoestima.
Nesse sentido, as cirurgias reparadoras são as soluções mais eficazes e se mostram importantes e necessárias em muitos casos, devolvendo a tonificação e delineando o corpo.
Neste post, confira como funciona o procedimento, os cuidados pré e pós-operatórios e como manter os resultados. Continue a leitura!
A principal indicação de uma cirurgia reparadora é quando ocorre a ausência de sustentação da pele em excesso. Portanto, o procedimento visa remover a sobra de pele e remodelar o contorno, promovendo o reajuste corporal. Com isso, existem cirurgias plásticas que atingem esses objetivos.
As principais cirurgias reparadoras pós-bariátrica incluem:
É importante ressaltar que a cirurgia reparadora só deve ser realizada após a liberação da equipe médica que realizou a bariátrica, quando o paciente estiver com o peso adequado e estabilizado por pelo menos seis meses.
Do contrário, a perda de peso pode continuar, e a flacidez reaparecer, ou seja, além dos prejuízos ao contorno corporal, isso fará com que a pele entre em um efeito ‘sanfona’, levando ao aumento das estrias e ao alargamento das cicatrizes.
Só então, o cirurgião plástico fará uma avaliação do procedimento bariátrico para definir se a intervenção plástica será necessária e como ela será realizada.
Assim, o procedimento será feito com maior segurança, proporcionando um menor risco de complicações e melhores resultados.
A duração pode ocorrer entre duas e cinco horas, mas isso pode variar de acordo com o tipo de procedimento.
Assim como em qualquer outra cirurgia, essas etapas são fundamentais para o sucesso do procedimento.
No pré-operatório, além de todos os exames indicados, é a etapa em que o cirurgião irá investigar possíveis comorbidades, infecções de pele e alterações não relatadas.
Além disso, será orientada uma preparação, que pode incluir o ajuste de medicamentos, a suspensão do tabaco e a adoção de atividades físicas regulares.
Vale lembrar que o paciente só poderá se submeter ao procedimento se o estado clínico for favorável, evitando assim possíveis riscos durante e após a cirurgia.
Já no pós-operatório, o paciente deve seguir as orientações médicas, que podem variar de acordo com o procedimento realizado e incluir:
O cuidado com as cicatrizes também deve ser redobrado, por isso deve-se evitar a exposição ao sol nas primeiras semanas, assim como o uso contínuo do protetor solar, principalmente até o clareamento completo das cicatrizes, que geralmente acontece após um ano de cirurgia.
As atividades físicas devem ser retomadas apenas após a liberação do cirurgião responsável. O uso de um pequeno dreno pode ser necessário nos primeiros dias.
A principal maneira de manter os resultados, tanto da bariátrica como da cirurgia reparadora, é por meio da adoção de um estilo de vida saudável. Além disso, é fundamental contar com o trabalho de um cirurgião com experiência, altamente capacitado e especialista.
Afinal, as cirurgias reparadoras pós-bariátrica são o resultado final de um longo processo de transformação e merecem ser realizadas com a máxima segurança e qualidade!
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820