Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Embora seja uma doença frequente, ainda existe um ‘tabu’ na sociedade e, por isso, muitos homens não chegam a realizar o tratamento preventivo e preferem não conversar sobre o assunto.
Contudo, os números são cada vez mais preocupantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas vão a óbito. Ou seja, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no país.
Por isso, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito da importância de cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce.
Continue lendo este post e entenda definitivamente como combater o câncer de próstata e a importância desta campanha.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, e envolve parte da uretra, canal pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e responsável pela produção de um líquido que compõe parte do sêmen.
Sua função é nutrir e proteger os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
O câncer de próstata ocorre quando há multiplicação desordenada das células. Esse crescimento, anormal e incontrolável, leva à formação de tumores malignos, podendo se concentrar na glândula ou se espalhar para outros órgãos.
Na maior parte dos casos, o câncer se desenvolve lentamente e não chega a ameaçar a saúde do homem. Contudo, é importante se atentar aos fatores de risco:
Em casos mais avançados, a doença pode avançar rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse processo é conhecido como metástase.
O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial. Quando eles começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais frequentes incluem:
A melhor maneira de promover chances de cura do câncer de próstata é a partir do diagnóstico precoce. Atualmente, existem dois tipos de exames para a constatação: a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizada com uma amostra de sangue, e o toque retal, exame clínico que detecta alterações na próstata.
O ideal é que ambos sejam realizados, pois sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
A principal recomendação é que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista, mesmo na ausência de sintomas.
Outros exames poderão ser realizados em caso de suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal, assim como tomografias, ressonância e cintilografia óssea, para identificar a extensão da doença.
Além disso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, eliminando hábitos ruins e incluindo na rotina exercícios físicos, alimentação saudável e, sobretudo, realizar o check-up anualmente.
Apesar da campanha se intensificar no mês de novembro, o cuidado com a saúde masculina precisa ser o ano todo.
Ao adotar esses cuidados, você estará superando o preconceito e contribuindo para a longevidade e qualidade de vida. Dê o primeiro passo, vá ao médico regularmente e cuide da sua saúde com responsabilidade.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820