Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
Ao contrário do que se pensa, os cuidados pós-operatórios começam ainda no final da cirurgia, continuam na sala de recuperação e se estendem até após a alta, quando o paciente volta para casa.
O principal objetivo desses cuidados é justamente o acompanhamento da recuperação de um paciente que acabou de passar pelo procedimento cirúrgico, prezando sua saúde e o sucesso da operação.
Dessa forma, podemos evitar demais complicações que possam até mesmo colocar em risco a vida e a saúde do paciente.
As preocupações clínicas vão desde a proteção de vias respiratórias, controle da dor e estado mental, até a cicatrização do ferimento, mas dar continuidade aos cuidados iniciados após a alta em casa é fundamental para estabelecer um resultado positivo.
Pensando nisso, separei aqui os 5 principais cuidados que indico aos meus pacientes após a alta do hospital:
Manter uma boa alimentação é primordial para uma recuperação rápida e eficaz. Por isso, investir na hidratação e apostar em alimentos leves e de fácil ingestão são ótimas dicas.
Evite comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces e procure não consumir quaisquer alimentos que provoquem gases ou refluxo, pois isso pode dificultar o processo digestivo.
Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar neste período.
O tempo de repouso pode variar de acordo com o tipo de cirurgia, entretanto respeitar este período é essencial para permitir uma cicatrização correta dos tecidos, além de evitar que os pontos do corte saiam e a cicatriz se abra.
Por isso, o paciente deve entender a importância do descanso e se programar no trabalho e junto à família para se dedicar neste cuidado, a fim de garantir a excelência no resultado final.
A maior preocupação clínica no pós-cirúrgico é a exposição a infecções. Para prevenir isso, os curativos devem ser trocados no tempo correto recomendado pelo médico.
Caso você possa trocar seus próprios curativos, certifique-se de higienizar bem as mãos e esterilizar todos os utensílios que precisará usar para fazer a troca.
Além disso, mantenha atenção na aparência e na evolução da cicatriz, verificando a existência de infecção, como vermelhidão, inflamação, dor e inchaço na região.
Caso apresente alguma dessas características, busque auxílio médico!
Além do descanso necessário, o repouso também inclui exercícios leves, como caminhas curtas de aproximadamente 10 minutos, duas ou três vezes por dia. A distância pode ser aumentada à medida que o paciente se sentir bem.
Já pegar peso é proibido nas primeiras semanas, para que não haja um comprometimento da ferida cirúrgica interna ou da cicatriz, o que pode provocar desde a formação de hérnia de cicatriz, até o aumento do processo inflamatório interno na cirurgia.
Após uma cirurgia, é comum existir dor ou incômodo no local, por isso, o médico normalmente recomenda o uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor e o inchaço.
Caso a dor persista, prefira entrar em contato com o médico ou retornar ao hospital para analisar o seu caso, mas evite sempre a automedicação, pois ela pode atrapalhar sua recuperação e até piorar a infecção, dependendo do remédio.
Quer saber mais sobre o universo das cirurgias plásticas? Confira agora as 5 curiosidades sobre a área e aproveite para me seguir nas redes sociais.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820