Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
O pós-operatório pode ser um momento difícil para alguns pacientes, mas existem muitas formas de acelerá-lo e amenizar seus sintomas. Uma delas é por meio da alimentação rica em nutrientes que ajudam no processo de cicatrização do corpo.
Após um procedimento cirúrgico, o paciente recebe as indicações médicas para potencializar sua recuperação, contando com apoio de remédios anti-inflamatórios e cicatrizantes. Entretanto, uma dieta rica em proteínas e vitaminas pode ser indicada também, a fim de ajudar o corpo em sua regeneração.
Alguns alimentos, como o açúcar, possuem um efeito inflamatório, podendo desencadear complicações e atrasar a melhora do quadro, devendo, por esse motivo, ser evitados.
Mas então quais são os alimentos mais indicados para esse momento? Como fortalecer seu sistema imunológico para conseguir uma resposta mais satisfatória? Separei aqui alguns alimentos importantes que irão te ajudar no processo pós-operatório e te auxiliar a atingir os resultados que tanto deseja.
Confira!
As proteínas são essenciais para fortalecer o corpo e otimizar a cicatrização. Isso porque, conforme são digeridas, elas liberam aminoácidos fundamentais para o organismo, como a arginina, importante para diversas etapas do processo de cicatrização e síntese do colágeno.
Entretanto, quanto menos gordura você ingerir, melhor. As carnes mais indicadas são aquelas que possuem cortes finos e nutritivos, como o peito de frango, filés de peixe, patinho, lagarto e filé mignon.
As frutas são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, por isso não podem faltar no cardápio pós-operatório.
As frutas cítricas, como a laranja, abacaxi, acerola e lima, por exemplo, são fundamentais para o fornecimento de vitamina C, que atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, além de favorecer a síntese e a formação de colágeno, proteína essencial para a regeneração da pele.
Já as frutas vermelha, como morango, amora, mirtilo e framboesa, são ricas em flavonoides, compostos antioxidantes muito importantes para a manutenção da pele que ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos e protegem contra processos inflamatórios. Além disso, também são capazes de melhorar a imunidade e evitar infecções.
Uma boa dica é fazer sucos naturais com frutas e outros ingredientes ricos, como couve, cenoura e linhaça. Isso te ajudará a se manter hidratada e bem nutrida.
O ferro é um nutriente muito importante para manter a oxigenação das células do sangue em um nível normal. Ele está presente em alimentos como a lentilha, o feijão e o grão de bico, ajudando no fortalecimento do organismo neste momento delicado.
Além do ferro, o zinco também é determinante para a atividade das enzimas envolvidas no crescimento celular e na síntese proteica, refletindo-se diretamente na reparação dos tecidos. Ele pode ser encontrado também nos grãos ou no ovo, outro alimento extremamente nutritivo e rico em colina, substância fundamental para o desenvolvimento da região cerebral relacionada à memória.
As vitaminas B são responsáveis pelo aumento do número de fibroblastos (células do tecido conjuntivo, que atuam na sustentação e no preenchimento dos tecidos) no nosso corpo, além de participarem da síntese do colágeno.
Folhas verde-escuras, como a couve, escarola, espinafre e brócolis, por exemplo, são ricas nesse nutriente, além de fornecerem fibras, muito importantes para a digestão no nosso corpo.
Busque sempre incluí-las no dia a dia, entre duas a três refeições, para obter uma boa absorção durante o pós-operatório.
Lembre-se de sempre seguir as recomendações do seu médico para garantir um resultado satisfatório e bem cicatrizado. Você pode aproveitar para ler mais sobre como funciona o retoque de cirurgia plástica e ficar por dentro de todas as novidades do universo das cirurgias plásticas por meio das minhas redes sociais.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820