Por isso, vamos esclarecer o que é mito e o que é verdade. Confira:
As próteses de silicone são colocadas abaixo da glândula ou do músculo peitoral maior, sem causar lesões nos dutos mamários, ou seja, sem qualquer interferência na lactação e na amamentação.
A exposição solar no pós-operatório pode causar manchas no corpo ou no rosto. Mesmo após o desaparecimento das manchas roxas, normais após a cirurgia, o contato com os raios solares aumenta o inchaço, atrapalhando e prolongando o tempo de recuperação.
A lipoaspiração remove o excesso de gordura localizado em determinadas regiões, como glúteos, coxas, flancos e abdômen. O procedimento não faz com que a pessoa perca peso. Inclusive, se o paciente não realizar exercícios físicos e continuar com os cuidados para manter a boa forma, ele poderá engordar e afetar o resultado obtido com a cirurgia.
Não existe uma idade cronológica certa para realizar um procedimento estético. O importante é o paciente estar saudável para poder passar por determinada cirurgia.
Sedentarismo, obesidade, histórico de doenças, uso álcool, cigarro, anticoncepcionais e outras drogas aumentam os riscos e podem interferir no procedimento.
Não existe uma estação certa para a cirurgia plástica. Ao contrário do que algumas pessoas falam, a época mais quente do ano não aumenta a chance de complicações cirúrgicas, nem o tempo de recuperação. O que deve ser levado em conta é que há um período de recuperação, então quem gosta muito de ir à praia ou piscina terá que se afastar por um tempo dessas atividades.
As próteses colocadas nas décadas de 1980 e 1990, quando o procedimento se popularizou, precisavam ser trocadas a cada dez anos. Mas os produtos mais modernos têm maior durabilidade. Alguns fabricantes estipulam prazo de até 20 anos para troca. O importante é sempre ter acompanhamento médico, pois em algum momento será necessária a troca de próteses de silicone.
A prótese mamária é formada por uma capa resistente e um gel de alta densidade. Mesmo no caso de rompimento da capa, a densidade impede que o gel se espalhe. Por isso, não há risco de diminuição do tamanho da prótese. O que pode ocorrer, em casos de perda de peso, é uma hipotrofia do tecido mamário, que causa diminuição das mamas. Da mesma forma, as mamas podem aumentar se houver ganho de peso.
O edema e o inchaço costumam regredir no prazo de seis meses, deixando bem visível o resultado. O processo de cicatrização total pode levar até um ano, quando a cicatriz avermelhada clareia.
Todo corte ou incisão deixa marcas em nossa pele. Mas um bom cirurgião pode “esconder” muito bem a cicatriz e acompanhar a evolução dela, suavizando as marcas com tratamentos adequados.
Agora que você conheceu mais sobre as cirurgias plásticas, pode avaliar com mais clareza e tranquilidade qual procedimento pode trazer os resultados esperados. Conte comigo!
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820