Isso mesmo!
O uso excessivo e descontrolado de bebidas alcoólicas de qualquer tipo pode ser responsável pelo aumento de mamas em homens.
Isso acontece porque essas substâncias, em excesso, provocam alterações hormonais no organismo.
No entanto, é preciso ficar atento aos sintomas também, se houver.
Nessa leitura, acompanhe também:
- O que é ginecomastia
- Sintomas da ginecomastia
- Alcoolismo é um dos vilões
- Outras causas
- Tratamento
- Atenção aos sintomas
- Problemas emocionais
O que é ginecomastia
Ginecomastia é uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias e costuma aparecer na puberdade (em meninas de 13 ou 14 anos como consequência das alterações hormonais) e em homens mais velhos também.
Em adolescentes, as mamas crescem por períodos de seis meses ou menos para depois retornar ao tamanho normal. E em 5% das vezes, essa hipertrofia persiste até a vida adulta.
A proliferação das glândulas mamárias, característica da ginecomastia, resulta de mecanismos que alteram o equilíbrio entre as ações da testosterona e dos estrogênios.
Sintomas da ginecomastia
- Inchaço
- Sensibilidade do tecido mamário
Alcoolismo é um dos vilões
O uso excessivo e descontrolado de bebidas alcoólicas de qualquer tipo pode ser responsável pelo aumento de mamas em homens.
Isso acontece porque ataca o fígado, órgão responsável por mais de 500 atividades. Isso mesmo, o fígado danificado pode transformar hormônios masculinos em femininos, causando entre coisas, a ginecomastia.
Outras causas
Além da obesidade e alcoolismo, alguns medicamentos como os anti-hipertensivos e antidepressivos também são responsáveis pelo crescimento de mamas em homens, conhecida como ginecomastia.
E além dessas causas, a ginecomastia também pode ser causada por problemas no escroto do homem, que pode estar debilitado ou funcionando lentamente, assim como com algum tumor.
Tratamento
A boa notícia é que existe correção, onde a cirurgia consiste em remover parte do tecido glandular e da gordura ao redor do mamilo.
O procedimento para reduzir as mamas é indicado para homens acima dos 18 anos, ou antes quando tiver indicação médica, quando há desconforto estético e emocional em função da ginecomastia.
Atenção aos sintomas
Quando o aumento dos seios estiver atrelado à dor, saída de secreção pelo mamilo ou aumento persistente da mama, é preciso procurar um médico o quanto antes para excluir causas mais graves como tumores, por exemplo.
Nesse caso, a cirurgia plástica é considerada corretiva e não estética e pode ser feita através da lipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e mamoplastia, podendo ser realizadas separadamente ou em combinação.
Problemas emocionais
Se não for solucionada, a ginecomastia pode afetar o convívio social e gerar problemas psicológicos como ansiedade e depressão.
Por isso, tratar a ginecomastia é fundamental para a autoestima do paciente, assim como para a sua saúde mental.
Então, se você precisa de ajuda, não tenha vergonha e procure um cirurgião plástico para te ajudar.
A sua saúde e bem-estar em primeiro lugar, sempre!