Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
A Ginecomastia se trata de uma condição que afeta o tecido mamário masculino. Nesses casos, ocorre um aumento no tecido mamário, que pode se dar por causas variadas. Há casos em que a Ginecomastia se manifesta devido a alterações dos níveis de testosterona e/ou disfunções hormonais. Em outros casos, está relacionada com a própria obesidade.
Em todas as situações, é necessária uma consulta médica, a fim de que sejam feitos os exames recomendados. Em algumas circunstâncias, a intervenção cirúrgica é uma opção, principalmente quando o uso de alguns remédios não surtiu efeito.
Quando a Ginecomastia está relacionada ao aumento de massa corporal, uma lipoaspiração pode resolver. No entanto, se está atrelada ao aumento da glândula mamária, o mais indicado pode ser a retirada e ressecção da região. Tudo vai depender do caso de cada paciente.
Além das causas anteriormente pontuadas, existe uma lista de fatores que pode estar relacionada com a Ginecomastia. Os principais aspectos são:
O mais importante, contudo, é ter em mente que é preciso consultar um médico especializado para identificar quais fatores estão efetivamente envolvidos caso a caso. Somente assim poderá ser indicado o melhor tratamento a ser realizado.
A Ginecomastia pode ser de dois tipos:
Além disso, há diferentes graus que podem acometer cada caso de Ginecomastia. O chamado Grau I é quando o crescimento da glândula mamária é abaixo da aréola e é inferior a 250g. O Grau II, por sua vez, caracteriza-se por afetar boa parte do tórax, variando, em volume, de 250g a 500g. Por último, o Grau III é aquele em que o crescimento é superior a 500g, resultando, inclusive, no caimento das mamas.
Não há apenas uma maneira de tratar a Ginecomastia. Para compreender qual é o melhor método, é preciso, antes de qualquer coisa, consultar um médico. Cada caso será avaliado de maneira particularizada, entendendo qual é o tratamento mais adequado.
Muitas vezes, uma mudança de hábitos bem orientada por ser a solução para a Ginecomastia. Sobretudo quando relacionada à obesidade, há casos em que a prescrição de uma dieta adequada pode ser o caminho mais certeiro a ser seguido.
Nesses casos, além da reeducação alimentar, a combinação de exercícios físicos e um estilo de vida mais saudável é o ideal. Com esse tipo de tratamento, a perda de peso pode resultar no melhor caminho para que a Ginecomastia seja curada.
Outra alternativa para o tratamento da Ginecomastia pode ser o uso de medicamentos. Nesses casos, existe a necessidade de regular os níveis de hormônios. Além disso, eles auxiliam na redução de eventuais sintomas físicos relacionados, como desconforto, sensibilidade e dor nas mamas.
A intervenção cirúrgica é uma das possibilidades de tratamento para a Ginecomastia. No caso de ser realizado procedimento cirúrgico, pode ser realizada, por exemplo, uma lipoaspiração ou uma combinação de métodos, como a mamoplastia.
Para ser assertivo em relação a que tipo de tratamento aderir, é necessário que um médico seja consultado. No caso da realização de procedimento cirúrgico, é imprescindível que o mesmo seja feito por um médico cirurgião plástico, a fim de que todos os cuidados e exigências sejam cumpridos da forma correta, garantindo a segurança do paciente.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820