Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
Depois da realização de uma cirurgia plástica, o organismo reage ao procedimento nele executado, de modo que, muitas vezes, desencadeia a formação do que chamamos de fibrose. Na prática, a fibrose é uma cicatriz interna, que se forma a partir da formação de excesso de tecido conjuntivo depois de realizada a cirurgia.
Em alguns casos, ela pode se manifestar por meio de nódulos mais endurecidos, que podem ser dolorosos e causar alguma deformidade na região onde foi feita a cirurgia. Por serem ricas em colágeno, as fibroses são resistentes e se diferenciam da cicatriz normal. Seu tecido cicatricial se caracteriza por ser excessivo, resultando no seu surgimento.
Embora a fibrose não seja totalmente evitável, há maneiras de diminuir a sua intensidade. Via de regra, a cirurgia em que mais ocorre fibrose trata-se da lipoaspiração, pois, na sua realização, há um grande trauma interno nos tecidos abaixo da pele. Nesses casos, de maneira especial, é extremamente recomendável que haja o acompanhamento de um fisioterapeuta durante o pós-operatório. A seguir, estão elencadas 2 das principais maneiras de evitar o surgimento da fibrose na cirurgia:
O primeiro aspecto a ser ressaltado no sentido de se evitar o surgimento de fibrose é a técnica cirúrgica utilizada. Nesse caso, depende do médico a escolha da forma mais adequada de realizar o procedimento em seu paciente, tendo em vista sua recuperação e, consequentemente, o processo de cicatrização que o acompanhará.
Depois de frisar a importância da técnica de cirurgia plástica a ser utilizada, é de suma relevância destacar que é preciso que todas as orientações do médico cirurgião plástico relativas ao pós-operatório sejam rigorosamente seguidas. Dentre as que se destacam para evitar o surgimento de fibrose, estão o repouso, o uso de malha compressiva, a massagem na região onde foi realizada a cirurgia, a realização de uma alimentação adequada, a não exposição ao sol e o não consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Lembre-se de que uma das etapas mais importantes para o sucesso das cirurgias plásticas consiste em um pós-operatório bem executado. Sendo assim, os cuidados com o estilo de vida e, quando for o caso, a revisão de hábitos, com vistas a melhorá-los, são atitudes fundamentais a serem tomadas.
Ciente dessas recomendações, a paciente aumenta significativamente suas chances de não desenvolver fibrose. No entanto, conforme mencionado, a fibrose não se trata de uma condição integralmente controlável, ou seja, há fatores que escapam do controle tanto de quem foi operado quanto do próprio médico cirurgião plástico. Contudo, todos os cuidados mencionados são de suma importância para uma boa recuperação.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820