Desenvolvimento CódigoBR & GodahTech.
As cirurgias plásticas atraem cada vez mais pessoas. Somente neste ano, a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) estima que devem ser feitos mais de 2 milhões de procedimentos no país.
Mas você sabe quais são os tipos de cirurgia plástica e os benefícios que elas podem trazer? Confira a partir de agora mais detalhes sobre o assunto, começando com as diferenças entre cirurgias plásticas reparadoras e estéticas.
Na cirurgia plástica reparadora, o médico recupera ou reconstitui determinada área do corpo, com o objetivo de devolver a ela sua funcionalidade. Ela pode corrigir defeitos congênitos ou adquiridos, trazendo mais qualidade de vida e autoestima para os pacientes.
Segundo a SBCP, os motivos mais comuns para esse tipo de procedimento são defeitos congênitos, tumores cutâneos, reconstrução mamária, acidentes domésticos e urbanos.
As cirurgias reparadoras costumam ter resultados bastante satisfatórios em casos como pós-operatórios de câncer de pele e de mama, queimaduras, cirurgia bariátrica e lábio leporino (fenda palatina), entre outros.
A cirurgia com caráter estético visa à melhoria da aparência corporal e facial. Esse tipo de procedimento também busca melhorar a autoestima e resolver insatisfações dos pacientes com alguns aspectos de sua aparência.
São exemplos de cirurgia plástica estética:
– Rinoplastia (correção da estrutura nasal);
– Lipoaspiração (retirada do excesso de gordura de braços, coxa, pescoço e culote);
– Abdominoplastia (barriga);
– Blefaroplastia (melhoria do aspecto das pálpebras);
-Ninfoplastia (cirurgia íntima feminina);
– Mastopexia (levantamento dos seios);
– Bichectomia (redução das bochechas);
– Mamoplastia (de aumento ou redução das mamas).
É importante destacar que alguns procedimentos podem ser feitos tanto para reparação quanto para estética, como a rinoplastia (que pode melhorar a aparência e também a respiração) e a mentoplastia (correção do posicionamento do queixo, que ajuda a melhorar a mastigação, além de trazer mais harmonia ao rosto).
A avaliação dos procedimentos mais adequados para cada caso passa necessariamente pela análise de um médico especialista em cirurgia plástica. Algumas situações têm diagnósticos mais óbvios, como em ocasiões de queimaduras e reparação de cicatrizes.
Mas, como já vimos, algumas técnicas podem ser aplicadas tanto para reparação quanto para fins estéticos. O importante é o paciente conversar de forma aberta e sincera com o médico para, juntos, definirem o procedimento que pode trazer mais benefícios às demandas do paciente.
O profissional vai pedir uma série de exames para abalizar a decisão e realizar o procedimento de forma segura e focada no bem-estar e melhoria da qualidade de vida.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820