Esse tipo de procedimento não apenas retira o tecido flácido, mas também pode ser uma alternativa para remover a gordura localizada da região entre a axila e o cotovelo.
É uma cirurgia indicada para quem tem grande flacidez, como pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, emagreceram muito ou ainda aqueles que tiveram mudanças corporais em razão do envelhecimento, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região.
Também é recomendada para pacientes que não têm a flacidez evidenciada, apesar do excesso de pele estar presente. Isso ocorre porque a camada de gordura é espessa e “estica” a pele, não deixando o excesso ser visto.
Em casos desse tipo, se realizamos apenas uma lipoaspiração a flacidez ficará bem evidente, sendo aconselhada também a retirada do excesso de pele.
O lifting de braço não é indicado para o tratamento da obesidade. Sua utilidade é na redução de medidas e na modelagem do corpo.
A perda de peso, apesar de não ser o objetivo da lipoaspiração, é uma consequência secundária e variável. Se o paciente está com o peso acima do normal (sobrepeso ou obesidade), o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo.
Entretanto, os excessos de gordura em outras regiões vizinhas ainda existirão, o que nos leva a aconselhar esses pacientes a prosseguirem com um tratamento complementar por lipoaspiração (em um segundo procedimento cirúrgico) ou emagrecimento, para equilibrar as diversas partes.
A braquioplastia também pode ser associada à lipoaspiração no mesmo procedimento. Nesse caso, realizamos a retirada do excesso de pele e do excesso de gordura da parte posterior dos braços.
O paciente costuma ter uma melhora do aspecto dos braços, com redução da flacidez de pele e de medidas dos braços, quando se realiza a lipoaspiração.
Haverá uma redução discreta no peso corporal, que varia de acordo com o volume de gordura nesta região.
Não são, entretanto, os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções entre as diferentes regiões corporais.
Em geral, é recomendado repouso maior nos primeiros dias. O próprio paciente irá determinar seus limites, de acordo com a sua recuperação. A maior parte dos pacientes retorna as suas atividades laborativas em torno do 21º ao 30º dia.
Atividades físicas mais leves podem ser iniciadas a partir do 30º dia, sendo aumentadas gradativamente de acordo com a capacidade individual, sendo recomendada a orientação de um profissional de educação física.
O tempo de retorno varia de acordo com as atividades praticadas pelo paciente, com a quantidade de gordura retirada, com a extensão do excesso de pele removido e com a resistência individual a dor.
As cicatrizes costumam ficar discretas. Não se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses de pós-operatórios, período em que a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo seu aspecto definitivo.
Condutas complementares com esteticistas ou fisioterapeutas, uma dieta balanceada e exercício físico poderão melhorar bastante o resultado final. A modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.
Para melhores resultados na braquioplastia, é fundamental a colaboração do paciente, seguindo as orientações dadas pelo médico.
Helbor Downtown Offices & Mall
Rua Euclides Miragaia, 145
Sala 1301 e 1302
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12245-820